04 setembro 2009

Cidadania da fila

É uma coisa talvez de velho e bem pessoal, apenas que atinge a individualidade e é um reflexo coletivo. É uma fila de banco, supermercado, padaria ou o que for e sempre tem alguém reclamando, falando alto e outras. Quando a fila é em órgão público então a conversa fica mais "ativa" e muitas vezes com razão, pois afinal "estamos pagando" e é preciso considerar que não leva a nada encarar o funcionário e dizer "eu é que pago o seu salário", pois isso é apenas uma forma de desabafo e deixar de lado os responsa´veis pela situação. Existem diversas formas de manifestação, de protesto e, enfim, de fazer valer seus direitos. Ontgem estava na fila do supermercado, antes das oito da manhã, e a fila "até vinte volumes" não andava. Não demorou nada para uma senhora reclamar, e eu disse que não deveriamos stressar logo de manhã, ao que ela respondeu que estava com pressa. Disse a ela que naquele momento no supermercado noventa e cinco das pessoas estavam com pressa e não ia resolver muito ela ficar falando, pois o da frente vai concordar, passar para o outro e fica um redemoinho. Ela ficou quieta e só me dei ao trabalho de responder e "nunca de longe dar lição de moral" pois ela é que havia em primeiro lugar falado comigo

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