24 outubro 2007

Cidadania da reclamação

Sou um assíduo leitor das secções de jornais dedicadas a registrar "a voz" dos leitores e, às vêzes, a gente le "cada uma". Há umas tres semanas uma leitora escreveu protetando contra o atraso em uma viagem de metrô. O trem ficou parado por volta de 20 minutos para, segundo informação da própria leitora, atendimento emergencial de passageiros caidos na linha. O Metrô reconheceu a parada naquele dia e confirmou que era mesmo este atendimento.
Hoje uma leitora escreveu protestando contra o tempo de viagem de mais de uma hora na linha Barra funda- Itaquera, dizendo que os atrasos são normais, que nas outras linhas há preocupação maior do Metrô, que paga a tarifa e tem o direito de ser bem atendida e sugere a privatização para que haja um melhor serviço. A resposta do metrô foi que os passageiros muitas vêzes impedem a saida dos trens ao não permitir que as portas se fechem. Issto pode ser observado todos os dias. Não quero absolutamente fazer a defesa do metrô só acho que as pesssoas exageram no direito de protesto. O nosso metrô é considerado um dos melhores do mundo, atende milhões por dia e tem um índice de aprovação como poucos serviços em nosso país. Acho que essas pessoas não conhecem o metrô, usam de vêz em quando e são absolutamente individualistas, acham que só elas enfrentam dificuldades no transpoorte coletivo. E os outros milões que também sofrem todo dia?. Sou usuário dos transportes coletivos em São Paulo e quanto ao atendimento do metrô não tenho nenhum tipo de comentário negativo.
Seria bom se certas pessoas pensassem um pouco mais no coletivo.

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