10 dezembro 2008

Cidadania na faixa de pedestre

A prefeitura da cidade de São Paulo anuncia, entre as várias ações para diminuir o número de mortes no transito, uma maior fiscalização e aplicação de multas ao motorista que não respeita as faixas de pedestre.

São tres as multas que passarão a ser aplicadas com maior rigor: não dar preferência a pedestre na faixa, não dar preferência a pedestre que não concluiu a travessia e não dar preferência a pedestre atravessando a tranversal.

Como um usuário do transporte coletivo e, sempre que possivel, um “andarilho” sinto na pele o total desrespeito dos motoristas. E o impressionante é ter que multar, fazer o motorista sentir no bolso o que deveria ser consequência de uma educação, de um mínimo de civilidade.

Tenho, entre tantas, uma experiência pessoal ao atravessar na faixa de pedestre, com o verde para mim e um motorista avançar. Mostrei a ele o sinal verde para mim e vermelho para ele e a reação foi me xingar e ameaçar investir o carro. E, o que é mais triste, é o fato de estar com a família, esposa e filhos dentro do carro. E a pergunta: que tipo de educação os filhos recebem, que tipo de informação eles obtem na prática.

Nenhum comentário: